Saturday, November 15, 2008


O Presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou que o país precisa colocar dinheiro em projetos de longo prazo para reconstruir a infraestrutura e escolas e investir em energia verde que irá criar empregos e libertar os Estados Unidos da tirania do petróleo estrangeiro.

O destaque é por minha conta para salientar que tudo indica que a ecologia vai ajudar a trazer a solução econômica para nossa atual crise.

Tuesday, November 4, 2008

GRAYWATER, uma grande idéia


Por definição, Graywater é qualquer água usada que não foi contaminada com esgoto ou com preparação de alimentos.

O nome significa água cinza, por ser um pouco turva devido a resíduos de sabonetes e sabões para lavar roupa.

Normalmente graywater é a água usada na lavagem de roupas em máquinas ou tanques, nos chuveiros, banheiras e pias de banheiros.

Não é aquela água de tratamento terciário fornecida pela Sabesp em caminhões-pipa.

Nos Estados Unidos nos últimos 30 anos, para um aumento populacional de 52%, houve um aumento de necessidade de água fresca de 300%. A necessidade futura dobrará a cada 20 anos.

A maior parte da irrigação de jardins pode ser feita usando graywater.

Uma família de 4 pessoas gera 3.785 litros de graywater a cada semana. Só lavando roupas, a cada carga de máquina de lavar roupa são gerados 189 litros.

As vantagens da graywater são:

- economia nas contas de água e esgoto.
- enorme diminuição de quantidade de esgoto indo para as estações de tratamento, ao mesmo tempo que reduz o nitrogênio e o fósforo depositado nas fontes de água limpa.
- aumento da vida útil das fossas sépticas.



Bobliografia: McLamb, Curtis - Graywater - the next wave